Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Consumismo atual no Brasil e no mundo

O ser humano do mundo atual perdeu a noção de suas verdadeiras necessidades, transformando o consumo em consumismo. No Brasil e no mundo, a realidade se apresenta da mesma maneira. Enquanto o consumo se refere às coisas básicas que precisamos para viver, o consumismo está relacionado a tudo o que é supérfluo. As pessoas são incentivadas pela força do marketing das propagandas a acreditarem que os artigos nas publicidades são essenciais à sua vida, criando uma falsa necessidade. Mas, as empresas só têm um objetivo, que é lucrar.
O tema consumismo está sendo muito discutido hoje em dia, pois suas conseqüências são muito graves para a sociedade. A vida moderna é muito estressante, principalmente nas grandes cidades. Um meio que as pessoas acham que encontram para resolver seus problemas está em comprar, por impulso, tudo o que vêem pela frente. Isso faz com que elas aumentem os seus problemas, pois criam dívidas que vão crescendo, até chegarem a um ponto que não terão mais dinheiro, nem para sobreviver, ou seja, comprar o que é básico, como comida.
Outra conseqüência muito grave está na agressão ao meio ambiente, com a compra de tantos aparelhos eletro-eletrônicos, que se modernizam com muita rapidez, aumentando o que é chamado hoje de lixo eletrônico.
Essas conseqüências devem levar o ser humano a refletir sobre suas atitudes em relação ao consumo e ao consumismo, pois são geradores de doenças da mente e do corpo. As doenças da mente estão relacionadas aos problemas psicológicos criados, pois sem condições de sobreviver, as pessoas ficam sem forças morais para se reerguer e reconstruir sua vida normal. E as doenças do corpo estão ligadas à poluição do meio ambiente, pois com o crescente volume de lixo, as condições sanitárias estarão afetadas, prejudicando a vida presente e a vida futura das novas gerações.

Por: Pedro Igor